Após um ano e quatro meses, concluímos mais uma etapa importante desta linda jornada da vida. Felipe desmamou!
Visto que qualquer desmame antes do segundo ano de vida é considerado precoce, tecnicamente não posso dizer que foi um desmame natural, mas afirmo que foi muito tranquilo e espontâneo, acredito que sem nenhum sofrimento, pelo menos que eu tenha conseguido perceber. Eu confesso que tinha um pouco de receio da chegada desse momento, mas a resposta do Felipe ao processo me fez sentir segurança e também tranquilidade para encarar a mudança de forma super positiva.
Felipe estava passando por uma fase super difícil em relação ao sono, que vinha se estendendo e piorando ao longo de meses (após completar 1 ano de idade). Nas últimas semanas essa dificuldade estava inclusive atrapalhando a rotina no berçário, até culminar numa reunião específica sobre o assunto com a professora regente. Ali passamos mais de uma hora conversado sobre o comportamento do Felipe e tentando acordar uma estratégia única, frente a diversas possibilidades e teorias que existem a respeito do assunto, foi quando veio à tona a questão da Amamentação. Eu mesma já estava convencida que precisava levar em consideração essa possibilidade e que Felipe de fato parecia estar pronto para vencer essa etapa. Enfim, decidi naquele momento que iniciaria o processo do desmame.
Sem ao menos uma despedida, naquela noite mesmo não ofereci o mamá, realizamos todo o ritual da noite, mas no momento de levá-lo para o quarto, desta vez foi o Fe quem o conduziu. Dei um beijo de boa noite e saí de cena.
Felipe chorou, como de costume, mas pouco tempo depois estava dormindo tranquilamente. Quando acordou de madrugada, o Pai foi atendê-lo e o fez dormir rapidamente ... No segundo dia quem o atendeu fui eu, mas desta vez sem o mamá. O incrível foi que, em nenhum momento, Felipe pediu ou mostrou interesse pelo peito, simplesmente foi aceitando aos poucos a nova forma de dormir - anteriormente adormecia no peito - até que hoje, duas semanas após o primeiro passo, dorme a noite toda em seu berço. Quando acorda de madrugada, basta um de nós aparecer e Felipe adormece sem nenhuma dificuldade.
O desmame influenciou diretamente na melhoria do sono do Felipe? Eu acredito que sim.
Apesar de parecer, considero que o desmame não aconteceu de forma abrupta. Fazia algum tempo que Felipe havia aceitado a mamadeira como lanchinho da tarde na escola e a dois meses mamava no peito apenas a noite para dormir e quando acordava de madrugada. Também já estava aceitando beber chás e leite na mamadeira apesar de minha presença, algo que era inconcebível a meses atrás.