Destaques

sábado, 20 de junho de 2020

Pandemia - dias de isolamento - Terceiro mês

Ainda estamos na casa dos meus pais e a cada dia mais ambientados. Tem semanas que passamos integralmente por lá, outras vamos e voltamos para casa diariamente, mas nos fins de semana não abrimos mão de ficarmos em casa. 

Apesar de estarmos no finalzinho do outono, os dias tem sido bastante agradáveis e ensolarados, o que nos permite aproveitar muito o espaço externo extremamente abundante na casa dos meus pais. 

Após o expediente é diversão garantida ... 

Tem dias que desbravamos o bosque, catamos pinhão debaixo dos pinheiros, curtimos os animais e assistimos ao Vovô em sua empreitada na limpeza do terreno. Outros, andamos de bicicleta, eu e Felipe, tanto pelo terreno como pela vizinhança, uma delícia (eu nem lembrava o quanto é bom sentir aquele ventinho batendo no rosto enquanto pedalamos). Também não pode faltar um belo pega-pega ao anoitecer, pique-esconde ou ainda 31 no escuro, uma delícia.


Teve até fogueira na véspera de São João.


Particularmente falando, o ápice de nossos últimos dias foi a casa na árvore que meu pai idealizou e ajudamos - por dias - a botar o projeto em prática. Felipe e Olivia gostaram mas não se empolgaram tanto como a mamãe aqui, que se ainda fosse criança com certeza passaria boa parte do dia ali em cima. Foi uma delícia participar desse momento e relembrar momentos marcante da minha infância em uma árvore que ainda existe e fica ali próxima. A árvore em que eu vivia agarrada é uma ameixeira e a nova árvore é uma pitangueira.


A cozinha também está mais agitada ... Aproveitando a temporada dos pinhões, vivemos inventando receitas diferentes na tentativa de dar vazão as "colheitas" de pinhão de cada dia do meu pai, e ele ama. Além do tradicional pinhãozinho assado ou cozido no meio da tarde, já experimentamos pinhão com carne de porco, paçoca de pinhão, pastel de carne com pinhão, sopa de pinhão e bolo de côco com pinhão. Modéstia a parte, os pratos ficaram bons. A grande questão é que essa comilança toda, apesar da movimentação do dia-a-dia, me trouxe alguns quilinhos de sobra.


No período também aconteceram os aniversários do Vovô e da Vovó - ambos comemorados com almoços pra lá de especiais.

Sobre as aulas on line da escola, desencanei. Estavamos com muita dificuldade em conciliar as aulas com o home office e como o Felipe estava bastante resistente em participar, resolvemos não forçar. Já a Olivia nem se fala, apesar de conseguir manter a atenção dela na aula boa parte do tempo, acredito que o custo x benefício das atividades para a minha saúde e psicológico não estava valendo a pena. 

Li muito sobre alfabetização na idade do Felipe e estou mais que convicta que mais vale uma boa brincadeira entre irmão e com os avós em meio a natureza do que aprender a escrever as letras do alfabeto com apenas 5 anos.

Olivia está com a saúde ótima no período, tem se alimentado super bem e nos surpreendido com seu desenvolvimento da fala e motor. Está arrasando no patinete, sem medo e super veloz, uma gracinha. Mas os pontos altos da casa da Vovó são suas brincadeiras com a bisa, sua loucura pelos gatos e a velocidade com que se movimenta por todo o terreno. Perdemos as contas de quantas vezes no dia temos que procura-la. 


Felipe despertou seu interesse pela bicicleta (que ganhou no aniversário), tem gostado de jogar bola (futebol e basquete) mas as brincadeiras que mais ama são pega-pega e esconde-esconde, especialmente no escuro. Evoluiu muito seu traço nos desenhos mas ainda temos muita dificuldade em dosar a quantidade de televisão que ele quer assistir.

 



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers