Destaques

domingo, 15 de junho de 2014

Portugal - dia 6 - Coimbra e chegada em Porto

E nossa temporada em Lisboa chegou ao fim ... Após nosso último café da manhã na cidade pegamos a estrada rumo a nossa próxima cidade-base o Porto. O tempo estava feio, um chove não molha daqueles, então nossa única parada no caminho foi em Coimbra. Até tínhamos a intenção de conhecer Aveiros "A Veneza Portuguesa", mas devido ao tempo, deixamos para outra ocasião.

Chegamos em Coimbra por volta das 10:30 da manhã, deixamos o carro em um estacionamento público e lá fomos nós desbravar as belezas desta cidade. A chuva havia parado, então desistimos da ideia de comprar um guarda-chuva logo na chegada na esperança de não precisar de um.


No caminho para o Arco da Almerina, descobrimos o Mosteiro de Santa Cruz, que fica em um largo da cidade repleto de casarios antigos. Entramos!


Uma das grandes vantagens de se fazer turismo em Portugal devido a facilidade da língua é a tranquilidade como podemos encontrar algo interessante e na própria rua, sem muito esforço, conhecer um pouquinho sobre o local através das plaquinhas de denominação - lindamente escritas, rs - "em Português".



Pouco tempo de caminhada pelas ruas da cidade, a chuva apareceu novamente quando estávamos próximos ao Arco de Almerina, que separa a cidade moderna da antiga Coimbra.


Compramos um guarda-chuva numa lojinha da região e começamos a subir a escadaria da rua intitulada mais que adequadamente como Quebra Costas, hehehe.



A chuva começou a engrossar quando nos deparamos com a Sé de Coimbra. Entramos para conhecê-la enquanto aguardávamos a chuva amenizar ...


Alguns minutos depois a chuva parou completamente e conseguimos seguir com o passeio sem nenhum transtorno. 



Quando nos aproximamos da Universidade de Coimbra encontramos um pequeno restaurante onde almoçamos e depois seguimos para a Universidade. 

 


Na foto abaixo, a fachada da universidade, vista de baixo, na continuação do Quebra Costas.


A Universidade de Coimbra é uma das universidades ainda em operação mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal.

A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, visto que foi criada em 1290, pelo rei D. Dinis I, criação esta intermediada e confirmada pelo Papa a época.


Organizada em 8 faculdades diferentes, a universidade oferece todos os graus acadêmicos em arquitetura, educação, engenharia, humanidades, direito, matemática, medicina, ciências naturais, psicologia, ciências sociais e desporto. Possui por volta de 20 mil estudantes, com uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal, sendo a universidade mais cosmopolita.


Voltamos, pela mesma rua e fomos  experimentar o pastel de Tertúgal no Café Sé Velha. Este doce, criado pelas freiras Carmelitas do Carmelo de Tertúgal é feito de massa folhada e doce de ovos, muito parecido com o travesseiro da Piriquita de Sintra, na minha opinião.



Mais algumas fotos da Quebra Costas até o Arco da Almerina:



Uma escultura da guitarra portuguesa - muito utilizada no Fado - simulando o rosto e o bumbum de uma mulher.
 

Saímos de Coimbra por volta das 4 horas da tarde e chegamos em Porto uma hora e pouco depois ... Estacionamos o carro na rua mesmo a umas 2 quadras do Hotel Pão de Açúcar, e nos dirigimos a pé - com a bagagem - para lá. 

Muito bem localizado no centro da cidade de Porto e junto a Avenida dos Aliados, o Hotel Pão de Açúcar é uma ótima opção em hospedagem na cidade. Mobiliário e instalações no estilo vintage, mas muito bem conservados, quartos amplos com banheiros reformados, excelente atendimento na recepção e café-da-manhã razoável. 

Ao anoitecer, saímos pelas ruas nos arredores do Hotel para conhecermos a cidade e encontrarmos um bom lugar para jantar. Passeamos por algumas ruas de comércio, vimos alguns pontos turísticos, muitos azulejos e casarões antigos, enfim, tivemos uma boa impressão do que nos aguardava nos próximos dias ... Conhecemos a rua Galeria de Paris, que consta nos sites de turismo como uma rua de restaurantes e bares mas, para nossa surpresa, a rua estava bem vazia, poucos estabelecimentos abertos e apenas 1 - o Galeria de Paris, com movimento. Até tentamos entrar nele, mas não haviam mesas disponíveis.

Continuamos caminhando pelas ruas enquanto o Fe pesquisava bons restaurantes no Tripadvisor. Enfim, bem próximo dali estava o Invictos, um Pub bem simpático e muito bem avaliado no site, mas vazio. Entramos e comemos uma maravilhosa tábua de frios com vinho.


Na saída, o Fe perguntou a razão pela escassez de pessoas nos estabelecimentos, inclusive ali, e o garçom nos explicou que a noite de Porto começa um pouco mais tarde ... Eram 10:30, mas a noite não tinha começado ainda. Aprendemos a lição, fomos para o hotel cientes de que nos próximos dias teríamos que sair para jantar muito mais tarde. 


Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel - Pão-de-Açúcar - 87.50  Euros
Diária do carro 2 de 3 dias - 36.59 Euros
Combustível carro 2 de 3 dias - 35.97 Euros
Estacionamento em Coimbra - 3.00  Euros
Entrada na Sé de Coimbra - 4.00 Euros
Almoço em Coimbra - 14.00  Euros
Café com Pastel de Tertúgal - Sé Velha - 6.00  Euros
Estacionamento em Porto - 2.00 Euros
Queijos e Vinhos no Invicto Gastropub - 18.00 Euros

Total do dia 207.06 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers