Destaques

domingo, 22 de junho de 2014

Portugal - dia 7 - Guimarães, Braga e Porto

Depois de nosso primeiro café-da-manhã na cidade do Porto, pegamos o carro para nosso passeio do dia, as cidades de Guimarães e Braga.

O dia estava lindo e o trajeto super rápido, em menos de 1 hora estávamos curtindo a primeira atração da cidade de Guimarães, o Castelo onde segundo a tradição, nasceu o primeiro rei de Portugal - Dom Afonso Henriques - no ano 1.112. 

O castelo fica em uma região alta da cidade, super arborizada e com gramado impecável.



Na foto abaixo, alguns rapazes vestidos com roupas medievais aguardavam um grupos de crianças de todas as idades para brincadeiras e jogos de época, eram tabuleiros, alvos, arco e flechas ... Ao chegarem, as crianças foram separadas em grupos, cada um com uma atividade diferente. Fiquei morrendo de vontade de entrar na fila para brincar com o arco e flecha, rs.


A entrada no castelo não tem nenhum custo. Os acessos para a torre e as laterais do castelo estavam interditadas. 


Abaixo a igreja de São Miguel da Oliveira, onde reza a lenda, o primeiro rei de Portugal foi batizado. Inclusive a pia batismal encontra-se lá, na Capela Romântica. 


Ainda no mesmo complexo, visitamos o Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV por D. Afonso. O estilo borgonhês desse palácio reflete os gostos de Afonso I adquirido nas viagens pela Europa.  

Em 1933 foi transformado em residência oficial do presidente, após uma campanha controversa de restauração.



Faltava menos de 1 hora para o almoço, então nos dirigimos para o centro histórico da cidade, com linda e bem conservada arquitetura de época, casarões com janelas floridas e vários restaurantes com comida típica portuguesa.



Fizemos uma rápida pesquisa dos restaurantes mais populares da cidade e encontramos o Casa Amarela, uma excelente opção com pratos do dia a 7.95 euros.



Como opções de prato do dia, o Fe escolheu um mix de carnes com fritas (não lembro o nome) e eu bacalhau frito com arroz e legumes.


Após o almoço fomos para o segundo destino do dia - a linda Braga, que fica a 20 minutos de Guimarães.

O centro histórico de Braga é uma gracinha, com jardins super bem cuidados e arquitetura conservada. Muitas pessoas nas ruas e nos cafés da cidade ...  


Na foto abaixo, a torre de Menagem do Castelo de Braga e o Fe ali na escadaria, heheheh. A torre, um dos símbolos da cidade, foi o que restou do castelo, demolido em 1906. Até tentamos subir para apreciar a cidade de cima, mas o senhor que estava ali na recepção nos desanimou, dizendo que não valia a pena. 



Andando pelas redondezas, "tropeçamos" no Jardim de Santa Barbara, que fica na ala medieval do paço episcopal da cidade. O lugar é perfeito, pena que alguns canteiros de flores estavam em manutenção naquele dia. Vê-lo repleto de flores deve ser ainda mais bonito. 



E por fim, conhecemos a Sé de Braga e o Arco da Porta Aberta, uma das entradas da cidade histórica.




Seguindo nosso roteiro do dia, fomos conhecer o Santuário do Bom Jesus do Monte, que como o próprio nome sugere, fica no alto de um morro. Fomos até lá de carro, pois fica longe do centro de Braga ... O acesso acontece por uma estrada bastante sinuosa, sendo que no caminho é possível estacionar o carro e subir de elevador (funicular) ou a pé, pelas escadarias ... Nós subimos até o santuário de carro. 

As escadarias, chamadas de escadórios com 116 metros de desnível, são divididas em 3 lances: Escadório dos Cinco Sentidos - com fontes que representam cada um doa sentidos -, Escadório das Três Virtudes - com fontes da Fé, Esperança e Caridade e Escadório do Pórtico - com as capelas onde estão representadas as estações da via sacra. Infelizmente não subimos por ali, deve ser muito interessante.  


E a estação de chegada do funicular. Esse funicular é especial por ser o primeiro construído na península Ibérica e, atualmente, o mais antigo em serviço no mundo, a funcionar com sistema de contrapeso de água.


O belo Santuário católico, dedicado ao Senhor Bom Jesus, estava em processo de restauração externa. É uma das igrejas com altar mais lindo que eu já vi. São esculturas que representam a condenação, paixão e o momento da crucificação de Jesus Cristo.  



O lugar é impressionante, com mirantes, belos jardins, lagos artificiais e hotéis com ótima infra-estrutura. 




De volta a cidade do Porto, entregamos o carro num representante da Hertz na Rua Santa Catarina e aproveitamos para conhecer a região. A rua de Santa Catarina é famosa pelo intenso comércio e cafés como o famoso Majestic. 

No caminho para o hotel, encontramos uma padaria da rede Nata Lisboa - The World Needs Nata, que eu estava louca para conhecer desde Lisboa. Entramos. O pastelzinho de nata era ótimo, provei também uma empadinha de "galinha" com chocolate quente, tudo muito delicioso. 


O Fe foi para o hotel descansar e eu fiquei na Rua Santa Catarina aproveitando as lojas que ainda estavam abertas ... Quando voltei ainda era dia - em Porto escurecia por volta das 9 da noite, então também aproveitei para descansar da "bateção de pernas". 

Seguindo a dica do dia anterior, saímos para a noite por volta das 10:30, quando a região começava a ficar movimentada. Neste dia, após rodarmos pelas ruas das redondezas, entramos no restaurante Galeria de Paris, na rua de mesmo nome, e neste dia, ainda haviam mesas disponíveis. 

Jantamos muito bem - eu um lombo de salmão com molho béarnaise com legumes e arroz selvagem e o Fe um bacalhau com broa, grelos e batata a murro - ao som de música ao vivo!!! 


Por volta da meia-noite, a medida que as pessoas iam saindo, as mesas vagas eram retiradas do salão e uma espécie de balada começou a rolar no local. Muitas pessoas que caminhavam pela rua entravam e saíam do estabelecimento, que não cobrava entrada, mas exigia que o pagamento do consumo fosse feito no ato compra. 

Como estávamos numa mesa do canto, continuamos ali, bebendo um vinho, apreciando a boa música (pop rock britânico) e a movimentação do local. 

Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel - Pão-de-Açúcar - 87.50  Euros
Diária do carro 3 de 3 dias - 36.59 Euros
Combustível carro 3 de 3 dias - 35.97 Euros
Entrada Paço dos Duques - 10.00 Euros
Almoço em Guimarães - Casa Amarela - 18.00  Euros
Estacionamento em Braga - 3.00  Euros
Café com Pastel de Nata - 6.20  Euros
Jantar no Galeria de Paris - 29.50  Euros

Total do dia 226.76 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers