Destaques

domingo, 6 de julho de 2014

Portugal - dia 9 - Cidade do Porto

Era domingo na cidade do Porto e já tínhamos cumprido todo o roteiro central  no dia anterior ... O dia mais uma vez estava lindo então resolvemos fazer um city tour pela cidade com aqueles ônibus da Sightseeing Portugal. Queríamos conhecer algumas atrações mais distantes do centro, como a Foz do Douro, a Fundação de Serralves e os Jardins do Palácio de Cristal, então esse transporte no sistema Hop On, Hop Off, cumpriu bem esse papel. Compramos os  tickets em um dos quiosques existentes na praça da Liberdade e lá mesmo pegamos nosso primeiro transporte.

Esse sistema, existente nas principais cidades da mundo, é muito interessante por possuir audioguide dos principais pontos turísticos e permitir quantas paradas o usuário desejar. 

Na cidade do Porto existem 2 linhas, a azul e a vermelha, sendo que a Azul faz um passeio pela Vila Nova de Gaia, e a Vermelha percorre alguns lugares mais distantes do Centro, chegando até a Foz do Douro.  

Enfim, começamos pela linha vermelha, na foto abaixo, na cidade alta, uma bela vista da Ponte Luis I. 


Nossa primeira parada foi na Fundação de Serralves, onde estava acontecendo um evento chamado Serralves em Festa 2014. Com a presença de artistas nacionais e de todo o mundo, o Serralves em Festa é o maior festival de expressão artistica contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa. Ponto de passagem obrigatório para dezenas de milhares de visitantes de todas as idades ao longo de 40 horas consecutivas.

O local estava particularmente cheio ... Eram muitas famílias curtindo aquele evento, com muitas brincadeiras para as crianças e apresentações de músicas diversas, num parque amplo e muito bem cuidado. Na sua entrada, um dos símbolos do parque, uma pá de jardim em tamanho gigante.




Voltando para o passeio, nossa próxima "paragem" como o Português chama os pontos de ônibus, foi na Pérgola da Foz do Rio Douro ... Ali aproveitamos para conhecer a praia, tirar diversas fotos daquele lindo visual e almoçar em um Pizza Hut de frente para o mar.








De volta ao ônibus, retornamos para a cidade e paramos no Cais de Gaia, onde pegamos a linha azul e fomos conhecer a região. Abaixo, a vista do Douro e Ponto Luis I do alto da Vila Nova de Gaia.


Não nos animamos em descer ali, então voltamos para a cidade, trocamos novamente de linha e paramos no Palácio de Cristal, onde estava acontecendo uma festa em homenagem ao dia das crianças em seus Jardins. Dia 01/06 é o dia das crianças em Portugal. 




Abaixo, fotos de uma das lindas vistas do Jardim de Cristal...



De volta ao centro histórico, caminhamos mais um pouco pelas redondezas do hotel e fomos descansar, pois nossa intenção era voltarmos mais tarde as margens do Rio do Douro para apreciarmos o pôr do sol naquele último dia em Portugal.  



A tardinha, saímos a pé até até a margem do Rio, onde percebemos que a melhor vista do pôr-do-sol seria na margem das Caves, em Vila Nova de Gaia. Atravessamos a ponte e ficamos ali, sentados numa espécie de arquibancada, aguardando o belo momento.




 



Terminado o lindo espetáculo, fomos procurar um restaurante ali próximo para contemplar a iluminação da cidade e ponte, do outro lado do rio, que naquele momento estava apenas começando. Ficamos muito bem acomodados, bebendo vinho com uma tábua de frio num restaurante do complexo Sandeman.

Caminhamos até a base da ponte, contemplando a cidade toda iluminada, muito satisfeitos e encerrando com chave de ouro a nossa incrível jornada de 9 dias por terras Portuguesas. Ali pegamos um táxi e retornamos ao hotel.




Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel - Pão-de-Açúcar - 87.50  Euros
Transporte Sightseeing Portugal - 26.00 Euros
Almoço Pizza Hut - 23.25 Euros
Sorvete nos Jardins do Palácio de Cristal - 1.00 Euro
Queijos e Vinhos - Sandeman - 17.50  Euros
Táxi de Vila Nova de Gaia para Hotel - 6.00 Euros

Total do dia 161.25 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers