Destaques

domingo, 27 de julho de 2014

França - dia 11 - Paris: Boulevard Saint-Germain, Jardins de Luxemburgo, Saint Chapelle e Conciergerie

Iniciamos nosso segundo dia em Paris no Boulevard Saint-Germain, mais precisamente na estação de metrô Rue du Bac. Descemos a Rue du Bac com o objetivo de conhecer a famosa Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse que fica a uns 4 quarteirões da Saint-Germain pela Rue du Bac. 

O oposto do que eu imaginava, a capela não fica visível pela rua, então passamos por ela sem perceber e nos deparamos com a primeira atração do dia, a chiquérrima loja de departamentos Le Bon Marché, que fica ali próximo. Entramos! 

Era bem cedo, a impressão é que a loja acabara de abrir, muitos atendentes caminhavam pela loja livremente com um ar super descontraído e eram poucas as senhoras bem vestidas, realmente - eu imagino - interessadas em adquirir peças exclusivas de grifes e estilistas dos mais badalados.

Fiquei alguns instantes por ali, sapeando araras com roupas divinas, mas infelizmente com valores impagáveis por uma reles mortal. Ai, ai... 

Curiosidade: Le Bon Marché, em Francês significa O Bom Mercado ou O Bom Negócio. Só se for para as Parisienses e Turistas mais afortunadas, hehehe ...


Do outro lado da rua fica a La Grande Épicerie, uma espécie de Espaço Gastronômico Internacional, igualmente glamoroso como a Le Bon Marché. Neste acabamos não entrando pois estávamos focados em encontrar a Chapelle, uma pena. 

Retornando um pouquinho e enfim encontramos a Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse, que fica naquela mesma quadra, um pouco escondida. Eram por volta das 11 da manhã e o fluxo de pessoas em frente ao local nos ajudou a encontrá-la. 

Logo na entrada, uma lojinha com as famosas medalhinhas milagrosas e em toda a extensão do muro em frente, muitas placas de agradecimento pelas bençãos concedidas. A atmosfera do lugar é inexplicável.

Ao fundo, fica a Capela, linda, linda, linda, uma das mais lindas igrejas que já conheci! Na ocasião, uma missa estava em curso, então ficamos ali, contemplando aquele momento ... Quando a celebração acabou, nos aproximamos do altar para apreciar mais de perto a bela imagem de Nossa Senhora. 

Na saída, passamos na lojinha e adquirimos as medalhinhas para nós e para presentear algumas pessoas mais próximas.  


Voltamos ao Boulevard Saint-Germain onde caminhamos algumas quadras e nos deparamos com o famoso café Les Deux Magots, antigo ponto de encontro de artistas e escritores, e hoje extremamente apreciado pelos turistas. A hora do almoço se aproximava e os cafés da região estavam lotados. Não entramos. 


A próxima atração visitada foi a igreja Saint-Germain-des-Prés, a mais antiga de Paris, fundada no século VI. Seu interior, um pouco sombrio e deteriorado revela a sua idade.

Seguimos pela região na intenção de chegar aos Jardins de Luxemburgo, no caminho, tropeçamos em uma Pierre Hermé - nossa velha conhecida da viagem anterior - e não resisti, comprei alguns macarrons para degustarmos no Jardins de Luxemburgo. Além de macarrons deliciosos, seus chocolates são lindos, com uma apresentação impecável. Quando fomos pagar a conta, a atendente nos ofereceu alguns sabores de chocolate. São divinos! O Fe ficou com vontade de voltar e comprar uma caixa.


Passando em frente a Igreja Saint-Sulpice - que visitamos na viagem anterior, uma chuva fina nos surpreendeu, então resolvemos nos apressar e procurar um lugar para almoçar. Tínhamos a opção inclusive de comer um lanche nos Jardins de Luxemburgo, alternativa descartada naquele momento devido a chuva.


Com o apoio do nosso velho amigo Tripadvisor, identificamos um restaurante ali próximo muito bem recomendado, o Le Comptoir du Relais, mas infelizmente já estava lotado. Até poderíamos aguardar, mas devido a chuva, resolvemos procurar outro restaurante pelas redondezas. 

A poucos metros dali, novamente no Boulevard Saint-Germain, nos interessamos pelo Café Brasserie Le Danton. Entramos.  Eu pedi o prato do dia, uma ave super saborosa com acompanhamentos e o Fe um Entrecote. 


Quando saímos do restaurante, a chuva havia parado, então retomamos nosso roteiro original, um passeio pelo maior parque público de Paris, o Jardim de Luxemburgo. Na viagem anterior, conhecemos o parque, mas o clima estava péssimo, então ficou a vontade de voltar e apreciá-lo com mais calma. O relato completo está no post: Paris - Louvre e Jardins de Luxemburgo. Felizmente a chuva não estragou mais uma vez a visita ao parque. 


Caminhamos tranquilamente pelos Jardins e encontramos um bom lugar para descansar e comer nossa sobremesa glamurosa, os Macarrons da Pierre Hermé. Delícia!




Ficamos ali por algum tempo aproveitando as confortáveis cadeiras e observando o estilo de vida dos parisienses. Próximos a nós, várias pessoas aproveitavam a estrutura e tranquilidade do lugar para almoçar, ou ler um livro ... Alguns em grupo, outros solitários, mas sempre com horário contadinho. 




Dali, caminhamos até o Rio Sena e atravessamos a ponte Saint Michel para chegar a Ile de la Cité.



Já havíamos conhecido a Catedral de Notre Dame na viagem anterior, mas voltamos a pequena ilha para conhecer 2 outras grandes atrações, a Saint Chapelle e o Conciergerie.

Não tinha noção do quão maravilhosa é a Saint Chapelle e seus vitrais da capela superior, inclusive a disposição das capelas, uma em cima da outra, também nos surpreendeu... Já encantados com a capela inferior, quando se deparamos com a superior e seus vitrais, entramos em êxtase.



O Conciergerie, fotos abaixo, também é muito interessante, mas na minha opinião, o tour pela história daquele lugar considerado a antessala da morte, onde muitas pessoas foram aprisionadas durante a Revolução Francesa, é um pouco pesado.  



Saindo dali, caminhamos até o Louvre, onde aproveitamos para tirar algumas fotos de sua fachada, já que na viagem anterior o clima não permitiu ... Ficamos ali sentados, observando o movimento, enquanto descansávamos da última caminhada. O Louvre é um museu incrível que pudemos conhecer com tranquilidade na viagem anterior - Paris - Louvre e Jardins de Luxemburgo.





E para terminar o dia, que nesta época do ano demora a escurecer, voltamos aos Jardins das Tulherias onde descansamos mais um pouco aguardando o anoitecer na beira do laguinho.



Para o jantar, passamos num Carrefour próximo ao hotel e compramos queijos, frios e um litro de vinho para curtir no quarto do hotel. Tudo muito delicioso, com custo x benefício sem igual.

Principais gastos do dia - 2 pessoas:

Hotel Victor Massé - 105.00 Euros
Metrô - 2 deslocamentos - 6.80 Euros
Macarrons - Pierre Hermé - 18.00 Euros
Almoço Café Brasserie Le Danton - 27.80 Euros
Entrada Saint Chapelle e Conciergerie - 25.00 Euros
Queijos e Vinhos Carrefour - 13.81  Euros

Total do dia 196.41 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers