Destaques

sábado, 16 de agosto de 2014

França - dia 13 - Paris: Marais, Centre Pompidou e Torre Eiffel

O dia amanheceu lindo em Paris, então após o café-da-manhã no hotel, partimos para nosso último dia de turismo na cidade-sonho. O primeiro ponto turístico do dia foi a Place des Vosges - a praça planejada mais antiga de Paris. A praça, rodeada por casarões de arquitetura semelhante, fica no famoso bairro Marais.

Apesar do horário e o friozinho que fazia, seus gramados verdinhos começavam a ser ocupados por pessoas lendo jornais e livros, além de servir de palco para exercícios ao ar livre.

Me encantei pelo Marais ... Um bairro extremamente charmoso, com cafés, boutiques de roupas e acessórios para casa, pequenos restaurantes, enfim, deve ser um ótimo lugar para se viver.

Na foto abaixo, eu em frente a COS. Uma loja de roupas com cortes impecáveis e de extremo bom gosto. Pirei!

Continuando a deliciosa caminhada, nos deparamos novamente com a rua Saint-Honoré, como o Fe estava louco por um café, ele parou numa cafeteria e eu aproveitei para fazer algumas comprinhas por ali.

O almoço se aproximava, então resolvemos caminhar até nosso próximo destino, o Centre Pompidou, um complexo que abriga museu, biblioteca, teatro entre outros eventos culturais.

Encontramos um restaurante ali próximo bem em frente ao espelho d'água, o Le Brisemiche, onde almoçamos antes de iniciar o passeio pelo museu.

Entramos no Pompidou, um prédio de arquitetura arrojada chamada de high tech (utiliza elementos tecnológicos como objetos estéticos) o que é considerado um dos marcos de início da pós modernidade nas artes.

Logo na entrada, é possível curtir sua escada rolante externa e apreciar a incrível vista para a cidade.

O incrível acervo deste museu é um dos maiores de arte moderna e contemporânea do mundo.

Pablo Picasso

Nas pinturas, encontramos também exemplares de grandes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

E outras obras bastante inusitadas ...

Não poderiam faltar professores ensinando arte para seus interessados alunos ... Nesta aula, a professora havia explanado sobre arte abstrata, concreta e figurativa e neste momento estava perguntando aos alunos qual era a forma de arte impressa na tela a frente.

Ao sairmos do museu ficamos por algum tempo curtindo a esplanada bem em frente, onde artistas de rua aproveitam o movimento para demonstrar seus dotes artísticos: músicos, atores, pintores, artesãos, enfim ... uma extensão do centro cultural.

Pegamos o metrô e fomos curtir a tarde ensolarada aos pés da Torre Eiffel. Na viagem anterior tínhamos subido a torre, então desta vez decidimos admirá-la ali de baixo mesmo.

Na minha opinião, o melhor lugar para fotos da torre fica na escadaria do Trocadero, logo em frente as fontes. A foto abaixo é uma reprodução de uma foto tirada no mesmo lugar na viagem anterior, relatada no post: 4 dias inesquecíveis em Paris - França.

No período em que estávamos em Paris estava acontecendo o famoso torneio de tênis chamado Roland Garros e um gigantesco telão foi instalado próximo a torre. Incrível a animação da torcida ali presente.

Após passarmos algum tempo curtindo a vista e o jogo, comemos um crepe em uma barraquinha montada ali nos jardins e pegamos um metrô para o hotel.

O Fe de fato voltou para o hotel a fim de descansar, mas eu desci na estação do Ópera e aproveitei para bater perna pelas luxuosas galerias Laffayette ...

... e Printemps.

O hotel ficava a algumas quadras das galerias, então, ao invés de pegar o metrô, resolvi voltar a pé dali ... Com um mapa de Paris na mão, saí pelas ruas tentando decifrá-lo, hehehehe. Devo ter andado em círculos #amaisperdida, mas depois de muita risada ali sozinha perdida em Paris, encontrei um americano que morava na região que me orientou ... Estava "praticamente" no caminho certo, rs, Uma forma inusitada de terminar meu último dia em Paris. Depois fiquei imaginando o que o cara deve ter pensado ... Uma brasileira sozinha e desorientada tentando localizar um hotel na região da Pigale, hehehehehe.

Nosso último jantar na cidade foi perfeito ... Queijos deliciosos e uma bela taça de vinho no  restaurante L'affineur Affiné

Terminamos a noite em frente ao famoso Moulin Rouge, um tradicional cabaré de Paris que ficava a poucas quadras do nosso hotel. O que ficou foi a vontade de voltar para, entre outras coisas, assistir um espetáculo da Belle Époque.

No outro dia, acordamos bem cedo e pegamos um trem até o aeroporto ...