Destaques

domingo, 7 de julho de 2013

Relato de Viagem - Verona - Na terra de Romeu e Julieta

Verona, charmosa cidade italiana que serviu de cenário para a célebre história de amor entre Romeu e Julieta de Shakespeare, foi mais um de nossos destinos em abril de 2012.

Passamos uma noite na região, após sairmos de Veneza e antes de chegarmos em Milão - nossa última cidade da Itália - relatada no post anterior.

O primeiro ponto turístico visitado foi o Teatro Romano, palco de Óperas e eventos de porte da região. Na ocasião, a temporada de Óperas estava prestes a iniciar e tivemos a oportunidade de ver a montagem dos cenários ...

Na última viagem que fizemos, em junho deste ano, Óperas no Teatro eram anunciadas nas rádios italianas quando estávamos nos deslocando pela região da Toscana e em direção ao Vêneto.
Com um mapa da cidade em mãos, caminhamos pelas ruas charmosas de Verona até encontrarmos o próximo e mais esperado ponto Turístico - La Casa di Giulietta.

Um filme imperdível para quem pretende conhecer a Itália é o "Cartas para Julieta". Apesar do romance água e açúcar, a fotografia é belíssima e parte da história se passa em Verona, em torno de onde acredita-se ser a casa de Julieta.

Abaixo, as grades de uma das casas bem próximas ao famoso Balcão de Romeu e Julieta, tomado de cadeados deixados por casais apaixonados.
 É claro que deixamos o nosso lá também.
 Foto clássica com a estátua da Giulietta.
O famoso balcão do romance ...
Para subir até lá é necessário comprar o ingresso (4.00 Euros) para visitar a casa-museu e foi o que fizemos, apesar do Fe não estar muito animado. Eu, que estava cismada com uma foto na sacada, não dei ouvidos, mas de fato, a visita não é nada extraordinária. Pela foto, valeria muito mais a pena eu ter subido e o Fe ter tirado uma foto ali de baixo, no angulo do Romeu, ;).
Eis a foto.

Lá embaixo, a disputa de turistas pela foto clássica com a estátua de Giulietta. Uma dica é chegar cedo, essa foto foi tirada por volta das 10 da manhã e o local já estava tomado por turistas.
O interior do museu

Ai próximo, encontramos a Torre Lamberte. Tínhamos a opção de subir (4.00 Euros o ingresso) para ver Verona de cima, mas resolvemos caminhar até o Museu Arqueológico que fica no alto de uma colina e também tem uma vista privilegiada de Verona.
Almoçamos na Piazza delle Erbe e foi lá que descobrimos o real significado do Coperto (taxa cobrada pelos restaurantes e cafés para o uso da mesa e tudo o que vem nela).

A história foi assim: como o almoço estava próximo, é costume também na Itália os restaurantes oferecerem  seus menus aos turistas que caminham por perto. Um dos garçons que era Brasileiro, logo percebeu que também éramos, então o Fe, cansado de pagar pelo tal do coperto, alegou que só almoçaria naquele restaurante se não cobrassem a taxa. E o garçom, com seu jeitinho, aceitou a proposta.

Sentamos.

Logo em seguida, a mesa que estava toda arrumada, foi sendo desmontada - tiraram as toalhas, guardanapos de pano, talheres e copos sofisticados e no nos serviram o almoço, imagino, com o que tinham de mais simples no restaurante. Lição aprendida. Se o restaurante cobra coperto, pague, ou procure outro lugar para comer, hehehehehehehehe.

Caminhando pelas ruas com o apoio do mapa da cidade, fomos parar nesta rua, onde acredita-se que era a casa de Romeu. Vale a pena pelo passeio na região, mas é uma casa comum, sem grandes emoções.

Passamos pelo Duomo de Verona - Duomo Cattedrale di S. Maria Matricolare - do século XI, mas não entramos, pois naquelas alturas estávamos enjoados de tanto visitar igrejas.

E fomos na direção do Museu Arqueológico.
Entramos no museu  (4.50 Euros) que possui uma grande quantidade de objetos e estátuas encontrados em escavações - por isso o nome.  Mas o que vale a pena mesmo é a linda vista da cidade de Verona.