Destaques

sábado, 3 de agosto de 2013

24 horas em Amsterdam - Holanda

Em nossa primeira viagem a Europa, abril de 2012, conhecemos várias cidades da Itália além de Paris, Londres e Amsterdam na Holanda. Passamos apenas uma noite em Amsterdam, aproveitando o Stopover da empresa aérea holandesa KLM, onde adquirimos todas as passagens da viagem.  Já comentei sobre Stopover neste post - Europa 2013 - Definição do Roteiro Base e Compra das Passagens.

Na ocasião, pegamos um avião no Charles de Gaulle - aeroporto de Paris - numa fria manhã sem sol e fomos até nosso último destino da viagem - Amsterdam, na Holanda.

Chegamos por volta das 10 da manhã e como tínhamos reservado um hotel no complexo do próprio aeroporto, foi muito tranquilo e rápido deixarmos as malas no hotel e partirmos de trem para o centro da cidade.

Próximo a estação, no centro de informações turísticas, adquirimos um mapa da cidade.

Como era nossa última cidade e ficaríamos tão pouco tempo, não nos preparamos previamente com roteiros e pontos turísticos, preferimos descobrir Amsterdam de forma descompromissada, caminhando pelas ruas da cidade.

Logo de cara nos deparamos com o que tem de mais típico na Holanda ... tulipas, bicicletas, queijos e cerveja Heineken.

A fome bateu, então entramos em um dos vários restaurantes de steaks Argentinos e é claro que não dispensamos uma bela Heineken.

Amsterdam estava especialmente gelada e como não estávamos preparados para aquela temperatura, passamos muito frio.

Já que não tínhamos muito tempo, optamos por conhecer um pouco mais da cidade num city tour marítimo oferecido em várias agencias de turismo pelo cidade - uma das atrações imperdíveis de Amsterdam ... Voltamos para perto da estação de trem onde embarcamos e curtimos o passeio pelos belos canais da região, com direito a um guia turístico. O passeio foi muito bom, pena que o barco era todo coberto de vidros e não pudemos fazer boas fotos, mas, por outro lado, agradeci por estarmos num local protegido daquele frio intenso.

De volta ao solo, continuamos nossa caminhada pela cidade, agora em busca do I amsterdam Sign, um letreiro que virou atração turística na cidade, que fica em um parque muito bonito e bem cuidado, muito próximo ao Museu Van Gogh. Devido ao pouco tempo que tínhamos e a fila na entrada do Museu, resolvemos nem arriscar.

No caminho, nos deparamos com belos canais e paisagens inesquecíveis ...

Lindos casarões próximos ao parque ...
Muitas lojinhas com lembrancinhas diversas e tulipas para colorir a cidade e pequenos estacionamentos de bicicletas no caminho ...

Após uma incrível degustação de queijo #amoqueijo na tentativa de escolher o melhor para levar para casa, jantamos em um pequeno PUB - que serviu como entrada uma espécie de sopa que esquentou até a alma.

E a última atração da noite foi conhecer o Red Light District.

Era sexta-feira, por volta das 20 horas, ainda não tinha escurecido, mas já haviam muitas pessoas caminhando pelas ruas estreitas do bairro. Impressionante a quantidade de curiosos pela região ... tinham casais de todas as idades, famílias, grupos aninados fazendo festa - algumas despedida de solteiro, enfim, via-se de tudo.

A única coisa não permitida no local é transitar com câmeras ligadas pelas pequenas vias da região.

As janelas dos prédio no térreo e primeiro andar serviam de vitrines onde mulheres (bonitas em suas maioria) ofereciam seus serviços, negociados sem o menor constrangimento com quem se interessasse.

Uma cultura totalmente diferente da nossa.

Enfim, depois de um rápido passeio pela região, não aguentamos o frio e o cansaço, então retornamos ao hotel, afinal de contas, no outro dia pela manhã voltaríamos ao Brasil.

Amsterdam é linda e surpreendente e o que ficou foi a vontade de voltar com mais tempo para explorar com mais calma suas belas atrações turísticas. De toda forma, foi uma experiencia inesquecível.

Atrações imperdíveis que deixaremos para a próxima viagem:

- Museu Van Gogh - com o maior acervo de pinturas e desenhos deste artista que era Holandês.
- Anne Frank Huis - Casa onde a família de Anne Frank viveu escondida durante a invasão nazista e onde ela escreveu o famoso diário que virou best-seller e a transformou numa heroína nacional holandesa.
- Museu de Tulipas de Amsterdam, além das feirinhas de tulipas.
- Mais degustação nas lojinhas de queijos.
- Heineken Experience - A antiga cervejaria onde a Heineken fo produzida durante uma centena de anos, transformou-se em um tour interativo para fãs da marca e apreciadores de cerveja.