Destaques

domingo, 9 de junho de 2013

Relato de Viagem - Dia 13 - 08/06 (Sábado) - Veneza e Lido

No dia anterior, visitamos os principais pontos turísticos de Veneza, então, após um café da manhã reforçado, pesquisamos algumas ilhas ao redor de Veneza para visitar. Na viagem anterior, conhecemos as ilhas Murano e Burano, são bonitas, mas sinceramente, nem eu, nem o Fe estávamos com vontade de voltar lá. 

Seguindo a indicação de um colega, procuramos por uma ilha com lindos jardins, que segundo ele foi uma experiência interessante, mas infelizmente não perguntei exatamente qual era o seu nome, o que inviabilizou  a localização do lugar ...

Nas pesquisas que fizemos, vimos ótimas recomendações sobre um lugar chamado Lido. E lá fomos nós ... 

Pegamos o trem para Veneza Santa Lucia e o Vaporetto na Stazione Ferrovia para a Stazione Rialto e da Rialto para a Lido. Foi uma viagem linda pelas águas verdes de Veneza, numa linda manhã de sábado. 



Ao desembarcarmos em Lido, percebemos que a maior parte das pessoas estavam caminhando em direção ao ponto de ônibus que é integrado com a linha do Vaporetto, ou seja, com o mesmo cartão também teríamos passe livre nas linhas de ônibus da região. Mas, por intuição do Fe, fomos caminhando por uma das ruas que depois identificamos ser uma das principais da ilha - foi a melhor coisa que fizemos - o passeio foi incrível, rua super charmosa, tranquila, toda florida, cheia de pessoas em clima praiano ... 



Minha mãe sempre teve uma quedinha por petúnias e eu, confesso, não achava nada de mais ... Foi ali que mudei radicalmente minha opinião. Vimos jardins repletos desta florzinha multicoloridos, que davam um charme especial ao lugar.
Entramos em tantas Zara na viagem que até meu pai já sabia o nome da loja. "Só falta encontrarmos uma Zara por aqui, aí o passeio até a praia vai por água abaixo", comentou em tom de brincadeira, hehehe.
A foto abaixo foi tirada em frente a um restaurante, na entrada para as mesinhas que estavam dispostas na rua ... A planta - uma especie de Jasmim muito parecido com o que chamamos de Jasmim Estrela aqui no Brasil - cheirava a quilômetros de distância #aexagerada, uma delícia.
Após a deliciosa caminhada de uns 15 minutos, chegamos ao mar Adriático, cheio de veranistas tomando sol e poucos no mar. Foi maravilhosa a sensação de colocar os pés na água - todo aquele cansaço de dias e dias caminhando pela Itália parecem ter sumido naqueles minutos de caminhada na areia molhada. 

De cara uma surpresa, já tinha ouvido falar que as europeias costumavam fazer topless nas praias, mas foi no mínimo esquisito quando me deparei com algumas mulheres de idades variadas sem a parte de cima do biquíni. E é, de fato, algo extremamente natural para eles, pois tinham algumas mães de família - com filhos brincando na areia - nesta situação. Uma cena inusitada para nós brasileiros, mas bem interessante. 

A areia não é das mais limpas e branquinhas, mas o lugar é bem bonito e super organizado. Perto da praia, ainda na areia existem vários pontos de apoio, com banheiro, chuveiro, restaurante e umas cabines, que  me disseram ser de banho - não tenho muita certeza, pois tive a impressão que algumas pessoas estavam  "morando" por ali.

Almoçamos na praia mesmo, num lugar chamado Blue Moon, com boa infraestrutura e uma pizza razoável ...  Minha pizza era de prosciutto di parma e dos demais ai quattro formaggi, sendo que pela primeira vez um dos queijos era Gorgonzola. O Fe ama, mas meus pais odeiam. Nos arrependemos de não ter pedido uma pizza para cada casal, pois eram imensas - maiores das que estávamos acostumados a comer. Mas segundo o rapaz que nos atendeu são "dimensione standard" (tamanho padrão) da Itália.



Após o almoço, saímos da areia e andamos de ônibus pela região ...

Demos a volta completa na ilha e retornamos para o ponto de partida onde cruzamos mais uma vez a ilha pela mesma rua de onde viemos.

Parada para mais um Dolce far Niente ... Enquanto observávamos as pessoas tentando identificar alguma semelhança com algum conhecido nosso, o Fe - nosso guia e fotógrafo preferido - nos fotografava ... 


De volta a Stazione Lido pegamos um Vaporetto rumo a Piazza San Marco mas, ao ver a linda paisagem abaixo na Stazione Giardini, resolvemos descer ... Outro passeio muito agradável - é um parque lindo, com muitas plantas, esculturas e amplos gramados, onde estava acontecendo a la Biennale di Venezia. Por curiosidade fomos ver o preço da entrada - 30.00 Euros por pessoa com passe livre de 2 dias.





Voltando ao Vaporetto, paramos na Stazione Salute, conhecemos a bela Basílica de Santa Maria della Salute por dentro e descansamos em suas escadarias antes de retomarmos a caminhada.

Continuamos, agora sem a ajuda do Vaporetto, em direção a ponte Rialto. E olha que foi uma caminhada e tanto. Neste dia o contador de passos do Fe teria ultrapassado todos os records se o seu celular não tivesse descarregado durante do percurso.
No caminho, que é um pouco menos turístico, passamos pelo Museu Guggenheim Venice, tomamos uma Granita, mas errei no sabor - o Pina Colada não era bom, vimos apresentações de artistas de rua e a mostra The Garbage Patch State na Universidade Ca 'Foscari, onde aproveitamos para descansar antes de chegar ao nosso objetivo, o Grande Canal e a Ponte Rialto. 



Ao chegarmos no Mercato Rialto, sentamos num pier a beira do Grande Canal para contemplar a paisagem por alguns minutos ...
E antes de pegar o Vaporetto para a Stazione Ferrovia, uma parada no comércio da Rialto para comprar as tão famosas camisas Italianas.
Passando debaixo da Rialto no Vaporetto.
Neste dia o Jantar foi no MC Donalds da Stazione, após o descanso rotineiro no hotel ... O Fe e a mãe foram no Big Mac, eu comi a Le Insalate di pasta con pasta e o pai foi de Panini no Autogrill.

Desde o início da viagem, os anúncios dessa salada me davam água na boca, mas quando recebi o prato, quase devolvi, pois a aparência não tinha nada a ver com a foto, como podem comprovar nas imagens abaixo. Decidi encarar e até que estava bem gostosa, hehehehe.
Já que não tínhamos bebido vinho durante o jantar, experimentamos o famoso Spritz - que segundo o atendente do Autogrill é uma bebida típica de Veneza, feita com soda, uma fatia de laranja e uma pequena dose dessa bebida com nome de Spritz. Sinceramente: não gostamos ...

Na viagem anterior experimentei o Bellini e achei bemmmm melhor.
Foto tirada em 2012 em Burano com Bellini

Principais Gastos do Dia - 2 pessoas:

- Hotel - Tritone Veneza Mestre - 97.20  Euros
- Café da manhã - Incluso no valor da diária do hotel
- Trem para Veneza Santa Lucia - 4.80 Euros
- Diária Vaporetto - 30.00 Euros
- Almoço - Blue Moon Lido - 25.00 Euros
- Granita + águas - 4.50 Euros
- Jantar - Mc Donalds e Autogrill - 12.60 Euros
- Spritz - Autogrill - 2.50 Euros

Total do Dia: 176.60 Euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers