Destaques

terça-feira, 11 de junho de 2013

Relato de Viagem - Dia 15 - 10/06 (Segunda) - Veneza e Retorno ao Brasil

Acordamos um pouco mais tarde pois não tínhamos nada programado para o dia já que cumprimos todo o roteiro de Veneza e sairíamos da cidade às 14:37 para Roma - com o trem de alta velocidade.

Após um belo café da manhã no restaurante do hotel, avaliamos as opções e decidimos fazer mais um passeio para nos despedirmos de Veneza. Conseguimos adiar a saída do hotel (late check out) para as 13:00 horas, o que facilitou muito nossos últimos momentos neste linda cidade.

Pegamos o trem para Veneza Santa Lucia às 10 horas e por lá caminhamos descompromissadamente até o meio-dia. Foi um passeio delicioso numa bela manhã de sol, onde descobrimos novos caminhos até a Ponte Rialto. Na volta, fizemos o caminho usual para a Estação Ferrovia, por uma das principais vias de Veneza, com muito comércio, onde aproveitamos para fazer as últimas comprinhas.

 Detalhe da marca da bebida abaixo: Zamperoni.
 Nossos conhecidos também tem comércio em Veneza ... hehehe
 Mercato Rialto, um show de cores, cheiros e sabores todas as manhã.



Arrivederci Venezia, sua linda !!!!!








No passeio de Gôndola, do dia anterior, após o interrogatório típico do meu pai sobre a Família Zanin, descobrimos que existe uma destilaria de bebidas, chamada "Distileria Zanin" na região de Vicenza, que pelo visto é bastante conhecida na Região.
Pesquisamos na internet e um dos nossos objetivos do dia foi encontrar a tal da bebida para trazer de recordação, já que estava em cima da hora e não tínhamos nem como pensar em visitar a região onde o produto é desenvolvido.

Entramos em algumas lojas de vinhos e nada ... Quase desistindo da tarefa, foi num mercado que encontramos a tal da Grappe Cavallina Bianca, que pelo que entendi, nada mais é que uma aguardente. Assim que meu pai abrir seu exemplar, poderemos confirmar. A destilaria produz várias bebidas, inclusive algumas premidas e com aparência de serem bem sofisticadas.
Voltamos a Mestre e almoçamos novamente no Soul Kitchen - do The Plaza Hotel. Desta vez todos nós optamos pelo prato do dia - Rosbife com Batatas, muito bom,  mas pequeno. #chegadepasta
Como ainda tínhamos tempo, fomos conhecer um mercado ali próximo chamado Ali' Via Piave, que fica a duas quadras do nosso hotel, na via piave - uma ótima opção para comprar queijos, todos os tipos de frios e vinhos. Pena que só o descobrimos no último dia, do contrário, com certeza repetiríamos os comes e bebes no hotel como em Florença.

Vejam os tomates, que lindos!
Lá também encontramos versões da bebida dos nossos "parentes". Além de outras com pequena variação no nome.

Voltamos para o hotel, fizemos o check out e nos dirigimos tranquilamente para a Stazione Mestre que fica logo em frente, faltavam 10 minutos para a chegada do trem para Roma.

Pontualmente, às 14:37, o trem chegou e lá fomos nós para nosso lugar marcado na "Carrozza 4".
Foram três confortáveis horas de viagem e mais de 500 KMs percorridos... Paisagem linda, conversa agradável e internet a 0,01 Euros na Telecom Italia's Wi-fi service (Muito rápida, ficava indisponível apenas nos túneis de maior comprimento). Quase não acreditamos no valor e, ao fazer o cadastro ficamos esperando a pegadinha, ;). Mas de fato, foram debitados, 0,01 Euros no cartão de crédito.

Na viagem paramos nas estações das cidades de Padova, Bologna, Firenze e Roma.

Na estação Termini, em Roma, pegamos o ônibus da Alitalia que faz o itinerário Termini / Fiumicino -Aeroporto Internacional de Roma - por 7 Euros por pessoa. Para embarcar é necessário a passagem que comprova a viagem pela Alitalia.

Dica: Existem outras opções de ônibus fretados, que saem do mesmo lugar na Termini e cobram ainda mais barato - 6 Euros por pessoa. Esse transporte vale muito a pena, pois o Trem da Termini para o Aeroporto sai 14 Euros por pessoa e o táxi 50 Euros. Na viagem anterior não sabíamos do ônibus e pagamos os 14 Euros do Trem Leonardo Express.

Chegamos no aeroporto com uma certa antecedência, apesar do congestionamento no centro de Roma. O ônibus da Alitália nos deixou no terminal 1, mas as viagens internacionais saem do terminal 3. Ainda bem que desta vez não tivemos que andar muito com as malas na mão pois os terminais são muito próximos. Despachamos as malas e fomos para a sala de embarque, onde aproveitamos os últimos minutos na Itália para Jantar um belo Panini quentinho com refrigerante e conferir algumas lojinhas com recordações da Itália.

Os paninis escolhidos foram Buffalino e Ícaro. Este último o meu preferido da viagem.

O voo da Alitalia saiu no horário - 22:05 e lá fomos nós para a pior parte da viagem - o deslocamento de 11 horas e quase 10 mil KMs de avião. Eu sofro muito pois não consigo dormir e fico só de olho naquele monitor do itinerário da viagem. Nem o vinho horrível servido no jantar do avião me faz dormir.

Bem, chegamos em São Paulo também no horário previsto - às 5:10 da manhã e, felizmente, conseguimos antecipar o voo de São Paulo para Curitiba de 10:40 para as 8:20.

Graças a Deus a viagem foi ótima, tudo saiu conforme o previsto e os lugares visitados, por mais que eu tenha tentado relatar com o máximo de detalhes e fotos, são indescritíveis.

Como dizem meus pais: não adianta contar, tem que ir lá pra ver.

Principais Gastos do Dia - 2 pessoas:

- Hotel - Tritone Veneza Mestre - 97.20  Euros
- Café da manhã - Incluso no valor da diária do hotel
- Trem para Veneza Santa Lucia - 4.80 Euros
- Almoço - Soul Kitchen Hotel Plaza - 17.50  Euros
- Trem de retorno para Roma Termini - 58.00 Euros
- Jantar - Praça de alimentação do Aeroporto - 12.70 Euros

Total do Dia: 190.20 Euros

4 comentários:

  1. Vou para Itália em agosto e suas dicas estão me ajudando a montar o roteiro diário. "Brigadão", Liliana P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo Feedback Liliana. Fico feliz em ajudar.

      Excluir
  2. Adorei o Blog, bela família e lindas fotos. Obrigada pelas dicas, viajarei em jun/14. Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, fiquei muito feliz com seu comentário. A Itália é linda, você vai amar!

      Excluir

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers