Destaques

domingo, 9 de junho de 2013

Relato de Viagem - Dia 14 - 09/06 (Domingo) - Veneza

E chegou o grande dia ... 9 giugno, Anniversario Della Mia Mamma!!!

Após desejarmos um Feliz Aniversário tipicamente Italiano, durante o café da manhã no hotel - "Buon Compleanno Mamma!!! - cumprimos o ritual diário de pegar o trem rumo a Veneza ... O dia estava lindo e perfeito para realizarmos a principal atividade do dia - desfrutarmos de um belo passeio de gôndola pelos canais de Veneza ...

Por ser dia de domingo com um clima mais que agradável, a cidade estava especialmente lotada de turistas, então foi impossível utilizar o vaporetto assim que descemos do trem, pois as filas estavam enormes. Sendo assim, decidimos realizar o trajeto a pé, ao invés de aguardar o Vaporetto. 

Posso estar enganada, mas acredito que a periodicidade do Vaporetto no domingo estava menor que os demais dias, um absurdo, já que pagamos o mesmo valor pela diária, que é exageradamente cara.

De todo modo, uma caminhada pelas vias de Veneza sempre vale a pena, pois cada cantinho deste lugar é único e rende belas fotos e recordações.

No dia anterior, pesquisamos os preços do passeio de Gôndola com alguns Gondoleiros que ficam oferecendo seus serviços pelas ruas da ilha. De 80 a 120 Euros foram os valores que encontramos, para passeios que variam de 30 minutos a 1 hora. Na viagem anterior, em 2012, pagamos 60 Euros pelo trajeto mais simples, que durou por volta de 35 minutos. 

Pelo visto, o passeio é padronizado pois todos os Gondoleiros que abordamos ofereceram as mesmas opções de passeio.

- 80 Euros pelo passeio de 30 a 40 minutos - dependendo do tráfego, rs. Nele está incluso o pequeno canal - 3 metros de profundidade, grande canal - 5 metros de profundidade, ponte Rialto e principais pontos turísticos com explicações e curiosidades, sendo que uma das principais atrações é a casa de Marco Polo, que todos mencionam.

- 120 Euros pelo passeio de 50 minutos a 1 horas - não entramos muito em detalhes, mas parece que é um passeio mais completo com um trajeto maior no Grande Canal.

Lembro que só pesquisamos os preços das Gôndolas entre a Ferrovia e a Ponte Rialto. Não sei quais são os preços nem o trajeto realizado pelo Servizio Gondole nas proximidades da Piazza San Marco, que passa por debaixo da Ponte dos Suspiros.

Abaixo, algumas fotos do trajeto, enquanto procurávamos uma gôndola.  


Enfim, depois de algumas tentativas de localizar um valor mais barato que 80 Euros, nos interessamos pelo serviço de um animado gondoleiro próximo ao Hard Rock Café. Mas o preço, não teve choro ... 80 Euros pelo trajeto mais simples.

A experiência foi linda e no meu ponto de vista, melhor que a anterior, pois dessa vez eu já sabia que os minutos passam voando e então curti cada segundo ...

A bela ponte Rialto



Uma de nossas intenções era surpreender a mãe com o Parabéns na Gôndola e deu super certo. Cantamos em Português e depois o Gondoleiro nos ajudou com a versão em Italiano, foi muito 10. Pena que não tinha como filmar, nem fotografar o momento - ou eu batia palmas e cantava ou registrava o momento.

O Parabéns pra você em Italiano é igual ao em Inglês onde são repetidas várias vezes a frase Parabéns pra você.

tanti auguri a te 
tanti auguri a te 
tanti auguri a te mia mamma
tanti auguri a te 

Também existe a opção de contratação de gôndola com musica, que não foi o nosso caso, mas o Gondoleiro se empolgou tanto com o parabéns que começou a cantar outras lindas músicas em espanhol, italiano, além de uma palinha em português da música Garota de Ipanema ... Momentos Mágicos.

Qué será, qué será, qué será
Qué será de mi vida, qué será ...

...................................................

Volare, oh oh
Cantare, oh oh oh oh
Nel blu dipinto de blu
Felice de stare lassù ...



Algumas explicações sobre os pontos turísticos com tradução simultânea pelo meu pai.

Foto da família no final do passeio.

Após deixarmos a gôndola, continuamos nossa caminhada até a Piazza San Marco.

Nossa intenção era entrar na igreja, mas aos domingos e feriados ela só abre após as 14 horas. Ainda não sabíamos desse detalhe e entramos numa pequena fila que se formava em frente a Basílica. Para nossa surpresa, a fila era para subir a cúpula da igreja, melhor ainda, pois na viagem anterior não tínhamos feito essa visita.

A vista da Piazza lá de cima é perfeita, vale muito a pena e com uma brisa vinda do mar muito gostosa, encontramos um lugar para sentar e não dava vontade de sair de lá.






Também é possível ver a igreja por dentro do alto, além do museu com imagens originais das paredes da igreja, móveis e lindos tapetes.

Após a descida, é possível visitar a igreja e, com mais 2,00 Euros, conhecer a sacristia. Pena que as luzes estavam desligadas. Na viagem anterior, assisti uma missa linda no local e as paredes douradas ficam ainda mais lindas com iluminação.
Foto tirada em 2012:
Saindo da igreja, nos distanciamos um pouco da Piazza San Marco para encontrarmos um restaurante para o almoço. Encontramos um, não anotei o nome, que não cobrava coperto, nem o serviço - um achado em Veneza - e a comida era boa.

As mulheres comeram Insalata #chegadepasta, e os homens foram na pasta. Me arrependi de não ter acompanhado o Fe no nhoque com gorgonzola, que estava maravilhoso. 

Bebemos vinho praticamente todos os dias por influencia do meu pai, mas essa foi a primeira vez que eu bebi durante o almoço ... Pesou, hehehe.

Abaixo, o brinde com a aniversariante, Viva la Mamma!!! ;)


Após o almoço encontramos uma Venchi e aproveitamos para tomar o último gelato da viagem ... Muito bom.
Já eram por volta das 4 da tarde, estávamos cansados e o tempo havia mudado, então resolvemos pegar um Vaporetto para a Stazione Ferrovia e retornar ao hotel para descansar. A intenção era voltar mais a noite para curtir a vida noturna de Veneza.
Meus pais no trem retornando para Mestre ...
Acabamos de chegar no hotel e uma forte chuva começou a cair, ainda bem que voltamos.

Após umas 3 horas de descanso, descemos para decidir onde iríamos jantar. Estávamos todos acabados e o clima ainda estava instável, então resolvemos ficar em Mestre mesmo.

Fomos caminhar pela Via Piave, onde encontramos diversos restaurantes chineses, além de pequenos mercados, mas como era domingo, os mercados estavam fechados. Como não tivemos coragem de encarar um dos restaurantes chineses, voltamos para a rua do hotel e jantamos novamente no Soul Kitchen do Hotel Plaza - viramos sócios, ;).

Eu, como sempre a difetente, pedi uma Pasta a Parmegiana e olha o que veio - Beringela !!! Até que no inicio não estava ruim, mas o prato é bastante enjoativo.
 Os demais foram na Pasta alla Carbonara.
Principais Gastos do Dia - 2 pessoas:

- Hotel - Tritone Veneza Mestre - 97.20  Euros
- Café da manhã - Incluso no valor da diária do hotel
- Trem para Veneza Santa Lucia - 4.80 Euros
- Passeio de Gôndola - 80.00 Euros - 40.00 Euros por casal
- Cúpula San Marco - 8.00 Euros
- Almoço - Não me lembro o nome - 26.00 Euros
- Gelato - Venchi - 5.75 Euros
- Diária Vaporetto - 30.00 Euros
- Jantar - Soul Kitchen Hotel Plaza - 24.00 Euros

Total do Dia: 235,75 Euros

3 comentários:

  1. Fotos lindas, Veneza é mágica! Lilian P.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que pena que não lembra o nome do restaurante do almoço! Seria uma boa dica pra mim! Adorei o seu relato e as fotos! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis Smart Layers